Trabalhos e Consultas Espirituais

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cirurgia Plástica na USP


Cirurgia Plástica na USP

Cirurgia Plástica no HC-FMUSP
       A Cirurgia Plástica constitui área médica que atua primordialmente na reabilitação para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, teve grande desenvolvimento nos últimos 20 anos. Realiza procedimentos cirúrgicos de reparação de tecidos ou para reconstrução e segmentos corpóreos perdidos após trauma, doença ou ausentes desde o nascimento. A cirurgia plástica é hoje especialidade ampla que compreende várias áreas de atuação,todas realizadas na Divisão de Cirurgia Plástica do HC-FMUSP.
1. Tratamento de Queimaduras:
       Causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou por radiação. A reabilitação total do paciente deve ser considerada o objetivo final do tratamento, e assim, a correção das seqüelas deve ser parte essencial da atuação do cirurgião e equipe multidisciplinar.
2. Tratamento de Feridas Complexas:
       É parte básica da cirurgia plástica o estudo e cuidados de cicatrização dos tecidos. Mais recentemente, novas tecnologias permitiram melhorar o tratamento de feridas crônicas e difíceis, hoje chamadas complexas. Estão incluídas úlceras crônicas (por pressão, pé diabético (e neuropatia), úlceras vasculogênicas etc), e feridas agudas extensas. O tratamento, multidisciplinar, deve ser integrado, incluindo prevenção, tratamento e reabilitação.
3. Cirurgia Plástica Reconstrutiva em Oncologia:
       Realizada em pacientes portadores de neoplasias muito desenvolvida após a introdução das técnicas de microcirurgia nos anos 70. Tem sido essencial para a melhoria do tratamento dos tumores da cabeça e pescoço propiciando ressecções mais ampliadas e melhor qualidade de vida para os pacientes. A associação do cirurgião plástico com a ginecologia para o tratamento global do câncer da mama é hoje universalmente aceita como a melhor solução para o grave problema desses pacientes. A cirurgia plástica trata também diferentes tumorações da pele e partes moles malignas e benignas, juntamente com equipes de cirurgia geral.
4. Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial:
       Ocupa-se do tratamento de deformidades de partes moles e esqueléticas da face e do crânio com repercussões estéticas e funcionais na vida de relacionamento. Foram particularmente notáveis os avanços na correção de problemas craniofaciais congênitos complexos (crânio-estenoses e outros), na correção de fissuras labio-palatinas, e de defeitos craniofaciais adquiridos na mandíbula e maxila, e na articulação temporo-mandibular (cirurgia ortognática). A atuação da cirurgia plástica nos traumatizados da face é fundamental no PS em razão da freqüência de acidentes no trânsito e no trabalho.(a Divisão conta com equipe própria no PS-HC)
5. Cirurgia Plástica Reconstrutiva da Face
       Tratamento de deformidades congênitas e adquiridas da face,em especial na região orbito-palpebral,do nariz e da orelha.
6. Cirurgia da Mão:
       Atua em áreas onde foram incorporadas técnicas de microcirurgia e apresenta, atualmente, resultados mais confiáveis, sobretudo quando trata de traumas graves do membro superior, nos reimplantes de dedos e mão, nas sequelas de queimaduras,nas reparações de nervos e tendões, nas fraturas da mão e nas deformidades da mão em crianças, entre outros.
7. Reconstrução das Partes Moles nos Membros Inferiores:
       Feita no PS ,em conjunto com tratamento ósseo ortopédico e usando especialmente técnicas microcirúrgicas ,transformou o prognóstico dessas graves lesões, evitando-se, muitas vezes, as amputações.
8. Cirurgia Plástica na Criança:
       A cirurgia plástica participa ativamente de equipes multidisciplinares que tratam de deformidades no tronco e genitais de crianças, incluídos os casos de intersexo. É importante, também, no tratamento dos angiomas e outras deformidades congênitas.Nova area se abre com a cirurgia plástica em adolescentes
9. Cirurgia e Medicina Estética:
       Atua nos desvios da forma do corpo causados por problemas congênitos, pelo aumento de peso ou pelo envelhecimento. Tais cirurgias não devem ser separadas do restante dos procedimentos plásticos. A indicação da cirurgia deve ser criteriosa e condicionada à existência de ganho psicológico significativo para o paciente. Estão incluídas neste grupo as cirurgias para Rejuvenescimento Facial (face lift, peelings químicos e a laser), blefaroplastias, rinoplastias, perfiloplastias, mastoplastias (de redução e próteses para aumento), abdominoplastias e outras cirurgias do contorno corporal, lipoaspiração. Procedimentos não cirúrgicos foram desenvolvidos na década de 1990 propiciando melhores resultados estéticos. Inclui-se aqui o laser, peeling, toxina botulínica e substâncias de preenchimento.
Estrutura
       A Disciplina de Cirurgia Plástica da FMUSP com sua contrapartida, no Hospital das Clínicas - a Divisão de Cirurgia Plástica e Queimaduras  contam atualmente com especialistas atendendo especificamente em areas de atuação como Queimaduras,Cirurgia Cranio-maxilo-facial e Microcirurgia e Cirurgia da mão,além de atendimento específico em cirugia plática do nariz,órbito-palpebral e orelha.Grupos de fissuras lábio-palatinas,cirurgia plástica na criança , cirurgia da mama,estética e reconstrutiva,cirurgia plástica pós gastroplastias. Há vários grupos de microcirurgia,para reconstrução em cabeça e pescoço,no trauma e em tumores de pele e partes moles.Há grupo de Medicina Estética.Mais recentemente ,a Cirurgia Plástica assumiu coordenação do tratamento multidisciplinar  das Feridas.O ICHC está equipado para realização de cirurgias de todo porte, incluindo as complexas cirurgias crânio-faciais e as reconstruções com microcirurgia.
       O grupo de Microcirurgia Reconstrutiva da Cirurgia Plástica do HC é reconhecido como o mais importante grupo em nosso país. Atua, também em unidade própria de queimaduras, localizada no 8° andar do ICHC.
       Presta atendimento especializado com equipes em vários institutos do complexo e do HU da USP,além do hospital filiado,do Sapopemba. Contamos com equipe de reabilitação especializada em odontologia, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia, aptos a conduzir os pacientes a uma reabilitação eficaz.
       Por decisão do Conselho Deliberativo do HC, foi autorizado o tratamento de pacientes com convênios privados e seguros de saúde sem comprometer o convênio básico com o SUS. A Disciplina de Cirurgia Plástica pode, assim, atender pacientes através da Fundação Faculdade de Medicina, de convênios e de organizações prestadoras de serviços de saúde e também pacientes particulares como por exemplo os de cirurgia estética.
       O ambulatório permite a marcação e pronto atendimento de consultas. A área física foi ampliada tornando mais racional a utilização do tempo e do espaço físico. A Divisão conta com Unidade de Internação para Queimados com 16 leitos, (reconhecida unanimemente como a melhor do país)sendo 4 de UTI especializada. Para a internação de pacientes da Cirurgia Plástica há outra unidade com 18 leitos divididos em quartos de 2  leitos e banheiro privativo que podem ser transformados em apartamentos.
       O Serviço de Cirurgia Plástica atende por ano em média 2700 consultas, 765 internações e 1700 cirurgias. O Serviço de Queimaduras 900 consultas, 531 internações e 1200 cirurgias.Somente no atendimento a pacientes com feridas complexas no Complexo HC são atendidas cerca de 350 interconsultas por ano,sendo 40% delas operadas.

Faculdade de Medicina - Universidade de São Paulo
Av. Dr. Arnaldo, 455 - Sala 1363 - Cerqueira César - São Paulo - SP
labmicro@plastica.fm.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário