Trabalhos e Consultas Espirituais

domingo, 22 de abril de 2012

Anestesia nas cirurgias plásticas..:

Riscos e informações sobre anestesia em cirurgia plástica:



Tipos de Anestesia

Um dos assuntos que mais causam temor nos pacientes que pretendem submeter-se a uma cirurgia plástica diz respeito à anestesia. É bastante freqüente, seja no consultório ou através do blog, manifestações de apreensão quanto à segurança dos tipos de anestesia, em especial da anestesia geral.




Eu atribuo este temor ao medo do desconhecido. Tudo que nos é estranho pode causar um desconforto, um certo temor. Somem-se a isso as notícias esporádicas sobre complicações anestésicas que são abordados com o costumaz sensacionalismo e o resultado será um grande número de pacientes temerosos não com a cirurgia em si, mas sim com a anestesia.

Como se não bastasse, é cada vez mais freqüente, “profissionais de medicina estética” e até mesmo alguns colegas cirurgiões plásticos alardearem que a anestesia local é a mais segura, imputando equivocadamente uma aura de insegurança aos outros métodos anestésicos, em especial à anestesia geral. A verdade é que por trás desta “preocupação com a segurança” esconde-se o desejo de reduzir os custos da cirurgia e até mesmo realizá-la no consultório, sem a indispensável infra-estrutura que hospitais e clínicas oferecem.

Sempre que sou questionado sobre a segurança da anestesia respondo para meus pacientes que eu NUNCA presenciei qualquer complicação anestésica que levasse o paciente a óbito ou mesmo a qualquer seqüela. Nas últimas décadas, a maior compreensão da fisiologia humana, o refinamento dos exames pré-operatórios, o desenvolvimento de novas drogas anestésicas e o uso rotineiro de métodos cada vez mais precisos para monitorização do paciente, tornaram a anestesia uma prática extremamente segura.

Os principais tipos de anestesia são:

I – Anestesia Geral – Através de drogas venosas e/ou inalatórias o paciente é mantido inconsciente, imóvel e sem dor durante toda a cirurgia.

II – Anestesia Regional – Neste grupo encontram-se as famosas Anestesia Peridural e Raquianestesia. São realizadas através do depósito de drogas anestésicas próximas a medula espinhal. Desta forma fica bloqueada a transmissão para o cérebro dos estímulos dolorosos, proporcionando assim a anestesia do segmento do corpo onde será realizada a cirurgia.
Os bloqueios de nervo também pertencem ao grupo da Anestesia Regional. Consistem na infiltração de anestésicos na cercania do nervo responsável pela sensibilidade do segmento do corpo que será operado. Um exemplo clássico é o Bloqueio Axilar nas cirurgias da mão.

III – Anestesia Local – Realizada através da infiltração de anestésicos diretamente no local a ser operado. Seu uso é limitado uma vez que a partir de uma determinada quantidade os anestésicos locais passam a ser tóxicos para o organismo.

Cada método anestésico possui suas vantagens e desvantagens. Porém todos, sem exceção, são extremamente seguros. A pergunta a ser feita não é qual o método mais seguro e sim qual a melhor anestesia para a cirurgia a qual serei submetido. O anestesista é o profissional qualificado para definir o melhor método anestésico e sua decisão baseia-se nas características do paciente e no tipo de cirurgia, com o intuito de garantir segurança e conforto para o paciente, assim como as melhores condições para que a cirurgia transcorra da melhor maneira possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário