Trabalhos e Consultas Espirituais

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dúvidas sobre rinoplastia:..

Rinoplastia:
Por que fazer Rinoplastia?
Riscos da rinoplastia:






Você tem dúvidas sobre a rinoplastia ?

Relacionamos as dúvidas mais freqüentes em nossos consultórios, sobre a Rinoplastia e esperamos que possam esclarecer adequadamente aos interessados, embora salientamos que estas respostas são muito genéricas, e não substituem as orientações específicas dadas pelo próprio cirurgião.

A partir de que idade se pode realizar a plástica do nariz ?
Podemos realizar a rinoplastia a partir dos 15 anos, quando o crescimento dos ossos nasais está praticamente definido.

Quem tem dificuldade de respirar pelo nariz pode aproveitar para tratar a respiração num só tempo ?
É muito freqüente a associação da correção estética e funcional do nariz, num só tempo cirúrgico. E como o nariz é uma “unidade funcional e estética” é importante que o cirurgião conheça e domine o nariz, a tal ponto, que opere com propriedade a estética e a função.

Quanto custa uma rinoplastia ?
O custo de uma cirurgia estética depende de vários fatores, entre eles: Renome do cirurgião; Investimento científico (participação em congressos, livros, cursos); Investimento na Clínica
(conforto, segurança, equipamentos) e Custos hospitalares (taxas hospitalares e medicamentos).
Daí porque existe variação de custo entre as diversas regiões do país ou entre os diversos profissionais de uma mesma cidade.

Qual a anestesia utilizada para a cirurgia plástica do nariz ?
Pode ser anestesia geral ou local, dependendo da experiência do cirurgião e do tipo de procedimento a ser realizado. De qualquer forma, tanto a anestesia local como geral são bastantes seguras, se realizadas em hospital bem equipado e por uma equipe bem treinada.

Na anestesia local, o paciente assiste a tudo ?
Não. É comum, nestes casos, a utilização de sedativos para deixar o paciente relaxado e semi-consciente, de modo que não há stress e sim cooperação do paciente

A cirurgia plástica do nariz pode deixar alguma cicatriz ?
A abordagem externa da rinoplastia ou, quando necessária, a ressecção de uma pequena parte das asas nasais deixam uma cicatriz discreta e de boa qualidade, que não incomodam aos pacientes. Não temos relatos de quelóide no nariz.

Quanto tempo dura uma cirurgia plástica do nariz ?
A duração da cirurgia varia entre 1,5 a 3 horas, dependendo do que for necessário realizar durante a cirurgia. Em muitos casos, o paciente recebe alta hospitalar no mesmo dia.

Qual o tempo de recuperação pós-operatória ?
Normalmente, é preciso um repouso relativo (de 3 a 5 dias) para a recuperação imediata. Decorrido este período, o paciente estará liberado para as suas atividades cotidianas, desde que não envolvam a possibilidade de trauma e que não hajam restrições com relação a sair com o curativo. Com 7 dias são removidos os pontos e renovado o curativo e com 15 dias é removido o curativo.

O que é preciso evitar no pós-operatório ?
Atividades físicas mais intensas (prática de esportes) por 30 dias. Exposição ao sol por 90 dias.

O pós-operatório é muito traumático ?
Não é comum queixa de dor no pós-operatório. O maior incômodo relatado pode ser a colocação de um tampão nasal. Porém muitos cirurgiões estão evitando o uso de tampão em cirurgias do nariz, evitando assim, um maior trauma pós-operatório.

Toda rinoplastia provoca aquelas famosas manchas roxas ?
Nem todos os pacientes desenvolvem hematomas. Mas quando eles surgem, podem apresentar intensidades diferentes, de acordo com a predisposição individual. Em média, sua duração vai de 05 a 07 dias.

O inchaço depois da cirurgia, dura quanto tempo ?
A duração e a intensidade do edema pós-operatório dependem de uma resposta cicatricial individual. Em média, o edema mais intenso dura cerca de 30 dias; um edema moderado vai do 2o. ao 3o. mês; e um edema residual pode perdurar do 4o. ao 6o. mês. Na fase inicial, o edema poderá se distribuir de modo irregular, dando um aspecto de assimetria na ponta, no dorso ou nas narinas.

Podem ocorrer resultados indesejáveis ?
A rinoplastia é um procedimento em que se busca evitar resultados artificiais ou não funcionais, mas pequenas alterações podem fugir ao controle do cirurgião (pequenas fibroses ou pequenas assimetrias), passíveis de uma correção posterior (retoque). O que pode concorrer para isto: tipo de pele; raça; exposição ao sol; fatores genéticos; dificuldades no trans-operatório; abandono das visitas pós-operatórias; e desobediência das orientações médicas. Os retoques (cirurgia revisional) estão presentes em aproximadamente 14% dos casos.

O que é a fibrose ?
Todo o nariz operado tem no seu processo de cicatrização, uma deposição de fibras de colágeno e elastina, substâncias responsáveis pela colagem dos tecidos que foram descolados. Por alguma razão, algumas pessoas desenvolvem um processo mais intenso entre o 2o. e o 3o. mês de recuperação, dando um aspecto de um nódulo circunscrito hipertrofiado. Para tratar, podemos aplicar uma infiltração tópica de corticosteróide ou realizar um retoque posteriormente.

Quando teremos o resultado final ?
Após a regressão do edema residual, a ponta nasal começa a passar por um processo de retração cicatricial, causando um certo grau de afilamento. O resultado final, portanto, se dá com 12 meses de pós-operatório.

Como escolher um médico para realizar uma rinoplastia ?
É importante, que o cirurgião tenha uma boa dedicação e experiência na área de nariz, já que esta é considerada por muitos, como a cirurgia plástica mais difícil. Outros aspectos que não podem ser esquecidos são: as referências de pacientes operados; os resultados que produziu; se é membro de alguma sociedade ou academia científica; se realiza atividades científicas (trabalho científico; cursos e congressos). Não se deve confiar em soluções mágicas e apelativas, como as que prometem corrigir o nariz sem cortes e cirurgias. Entre as entidades científicas que avalisam os médicos que atuam na área estão: A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)para os cirurgiões plásticos; e a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica Facial (ABCPF) para os otorrinos.

O Otorrino pode realizar a uma Rinoplastia ?
Sim. Parte dos otorrinos atuam na cirurgia plástica facial, uma vez que esta é uma das áreas de atuação da otorrinolaringologia; estando presente na formação teórico-prática dos médicos residentes e; nos congressos e cursos promovidos pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia. Existem em todo mundo, várias Sociedades de Cirurgia Plástica Facial, representadas internacionalmente pela IFFPS (International Federation of Facial Plastic Surgeous). Aqui no Brasil temos a Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF)como entidade que congrega e desenvolve cientificamente os otorrinolaringologistas que atuam nesta área.

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES DE CIRURGIA NO NARIZ?

Diversas são as indicações, que podem ser dividas em: Funcionais, Reparadoras e Estéticas.

Das indicações funcionais as mais comuns são o tratamento da obstrução nasal (em geral causadas por desvios de septo e aumento das conchas nasais) e as sinusites.

Dentre as reparadoras estão as fraturas nasais, os tumores de pele e as deformidades congênitas. As correções das alterações estéticas visam a remodelação nasal e não apenas a sua redução, devendo sempre está associada a melhora da função nasal e a busca de naturalidade nos resultados.

COMO É A ANESTESIA NA CIRURGIA DO NARIZ?

Na maioria dos casos preferimos realizar o procedimento sob anestesia geral, que em rinoplastia é mais seguro para a via respiratória. Em casos selecionados pode-se realizar sob anestesia local com sedação.

QUAIS OS AVANÇOS DA CIRURGIA DE NARIZ NOS ÚLTIMOS ANOS?

A Cirurgia do nariz mudou radicalmente nas últimas duas décadas. Hoje não usamos mais os terríveis tampões nasais do passado. Entramos na era da videoendoscopia e operamos com uma visualização infinitamente superior do que há 15 anos atrás.

A RINOPLASTIA É UMA CIRURGIA ESTÉTICA OU REPARADORA?

O nariz é um exemplo de órgão onde não se pode separar a estética da função. Toda intervenção estética nasal tem repercussões na função nasal. É muito importante o conhecimento da função nasal por parte do cirurgião que está realizando a rinoplastia.

QUAL O MÉDICO QUE REALIZA A RINOPLASTIA?

No Brasil a rinoplastia é realizada principalmente pelos cirurgiões plásticos, porem, alguns otorrinolaringologistas também a realizam.

Normalmente a formação do médico cirurgião plástico é mais forte na parte estética e do otorrino na parte funcional, porem, o ideal é que esta cirurgia seja realizada por um médico que tenha as duas formações para que se obtenham os melhores resultados tanto estéticos como funcionais.



A INFILTRAÇÃO DE “PRODUTOS” (BIOPLASTIA) NO NARIZ É SEGURA?

Não! Inúmeros problemas vem sendo relatados com a infiltração de diversos produtos químicos no nariz, como o PMMA (polimetilmetaacrilato).

Na verdade esta idéia não é nova. Ao longo do último século dezenas de produtos diferentes já foram testados, sem sucesso. O nariz é uma estrutura que não se adapta bem a estes “corpos estranhos” nele infiltrados.

Uma rinoplastia realizada por um cirurgião experiente neste procedimento produz os melhores resultados estéticos e funcionais, sem nehuma dúvida.

COM QUE IDADE PODE SER REALIZADA UMA CIRURGIA DE NARIZ?

As cirurgias nasais funcionais são realizadas até mesmo em crianças pequenas, desde que exista uma necessidade bem definida. Já a rinoplastia deve-se esperar por pelo menos 15 anos de idade, quando as estruturas nasais e faciais estão desenvolvidas.

HÁ CICATRIZES EXTERNAS NA CIRURGIA DO NARIZ?

A maioria das cirurgias funcionais pode ser realizada apenas com incisões internas. As rinoplastias estéticas podem ser realizadas tanto com incisões totalmente internas (chamadas de rinoplastia fechada), como com a associação de pequenas incisões externas que são praticamente imperceptíveis (chamadas de rinoplastia aberta). Normalmente realizamos a rinoplastia aberta em 70% dos casos.

UM NARIZ TORTO OCORRE DEVIDO AO DESVIO DE SEPTO?

Não apenas devido o desvio septal, mas em geral várias estruturas nasais estão desviadas em um nariz torto. É necessária a correção tridimensional para se obter os melhores resultados. Com muita freqüência usamos a rinoplastia aberta no tratamento do nariz com desvios.

QUANTO TEMPO DURA UMA RINOPLASTIA?

Em média dura cerca de 2 horas. Antigamente era comum esta cirurgia ser realizada sob anestesia local e durar apenas 20 ou 30 minutos, apresentando maior número de complicações. Com o melhor entendimento das estruturas e fisiologia nasal, este procedimento evoluiu e é hoje considerado um procedimento para ser realizado de forma minuciosa e por um cirurgião com grande experiência nesta cirurgia.

QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?

De 12 a 24 horas.

O NARIZ FICA MUITO TEMPO INCHADO?

Após uma rinoplastia cerca de 70% do inchaço regride no primeiro mês, porem, os 30% restante demoram bem mais. Nas rinoplastia abertas é comum os pacientes notarem a ponta nasal “durinha” e “dormente” por alguns meses. Essas alterações retornam lentamente ao normal no 1º ano após a cirurgia.

POR QUANTO TEMPO SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

Após o término da rinoplastia o nariz é mantido imobilizado com “aquaplast” (molde plástico) por cerca de 7 a 10 dias. Quando tratamos o desvio septal, muitas vezes utilizamos “splints” plásticos que modelam o septo e evitam a formação de aderências, aumentando a segurança da cirurgia.

A RINOPLASTIA É DOLOROSA?

A queixa pós-rinoplastia é de obstrução nasal nos primeiros dias e não de dor. A maioria dos pacientes não se queixa de dor, porem, pacientes portadores de enxaqueca, podem, durante os primeiros dias de obstrução nasal apresentar dor de cabeça, devendo ser usada medicação para a enxaqueca.

COMO VAI FICAR MINHA RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?

Em quase 100% de nossas cirurgias vemos a necessidade de abordar e adequar o espaço respiratório nasal ao “novo” nariz pós – rinoplastia. Mesmo que o objetivo da cirurgia seja somente estético, avaliamos e abordamos de forma preventiva o espaço respiratório. Deixar de tratar um desvio septal ou um corneto grande, pode levar à piora da respiração no pós-operatório.

QUANDO PODEREI FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS?

Exercícios físicos “pesados”, como correr, nadar, musculação, somente são permitidos após 1 mês da cirurgia. Esportes de contato devem esperar 2 meses.

A RINOPLASTIA PODE SER ASSOCIADA A OUTRA CIRURGIA PLÁSTICA?

Sim! É comum a associação da rinoplastia com cirurgias de desvio septal e sinusite, e ainda com outras cirurgias plásticas como: prótese de silicone nas mamas, lipoaspiração, lifting facial, lipoescultura facial, blefaroplastia, dentre outras. A viabilidade da associação será avaliada pelo cirurgião, levando em consideração o tempo cirúrgico e as condições clínicas de cada paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário